O ódio ao discurso

Quem defende o direito do deputado a produzir afirmações do tipo das afirmações em causa não é um facilitador do partido do deputado, como imbecilmente se afirmou, mas um facilitador da democracia.

Ouça este artigo
00:00
04:08

A afirmação do deputado, a propósito da construção do novo aeroporto de Lisboa, de que “os turcos não são propriamente conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo” não só não constituiu qualquer crime, como devia ser evidente para toda a gente – mas infelizmente, não é – como, apesar de não ser das afirmações mais inteligentes, é irrelevante. Não tem potencial ofensivo ou difamatório: é uma expressão vulgar, naturalmente preconceituosa – não conheço estudos comparativos sobre a preguiça nos diversos povos do mundo – mas que em nada se pode incluir no discurso de ódio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários