Rede de telemóvel britânica bloqueia SMS de activação da Chave Móvel Digital

O cônsul-geral português em Londres afirmou estarem a ser consideradas “outras possibilidades para se contornar esta situação através de outra solução técnica”.

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O consulado-geral de Portugal em Londres tem vindo a promover a adesão aos serviços consulares através da Internet Paulo Pimenta
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Uma das maiores operadoras de telemóvel britânicas está há vários meses sem transmitir as mensagens de texto que permitem a activação da Chave Móvel Digital (CMD), afectando utentes dos consulados.

O cônsul-geral em Londres, Luís Leandro da Silva, confirmou à agência Lusa que existem "dificuldades específicas" com a rede EE, que se fundiu recentemente com a British Telecom, e com as respectivas operadoras móveis virtuais. Em causa está a recepção por portugueses residentes no Reino Unido dos códigos de confirmação que permitem a activação da Chave Móvel Digital na respectiva aplicação móvel. "Esperemos que a situação possa vir a ser ultrapassada no mais breve espaço de tempo possível", disse, embora não saiba quando.

O diplomata confirmou que a dificuldade "está circunscrita" à EE/BT e eventualmente a operadoras que usam a mesma rede, como a 1pMobile, Lycamobile ou a Utility Warehouse. "Esse universo da British Telecom e das suas associadas neste momento tem essa limitação em relação à Chave Móvel Digital", disse. O cônsul afirmou estarem a ser consideradas "outras possibilidades para se contornar esta situação através de outra solução técnica".

Desde meados de 2023 que a operadora britânica deixou de aceitar mensagens de números de telemóvel estrangeiros enviadas em grande quantidade para combater actividade fraudulenta.

A CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite aceder e realizar serviços online de entidades públicas e privadas, tais como banca, telecomunicações, energia, saúde, turismo, entre outros. Além disso, é ainda possível assinar documentos digitalmente, ou ter os documentos de identificação no telemóvel.

A falha é uma contrariedade para o consulado-geral de Portugal em Londres, que tem vindo a promover a adesão aos serviços consulares através da Internet, e para os quais é essencial o uso da Chave Móvel Digital. Actualmente é possível pedir remotamente, usando a CMD, a renovação do Cartão do Cidadão, alteração de morada ou a emissão do certificado de nascimento.

A Chave Móvel Digital também um meio privilegiado para conseguir marcações de atendimento presencial na plataforma de agendamento online, onde o Consulado-Geral de Londres coloca disponível diariamente 40 a 50 vagas exclusivamente para quem faça o acesso com a CMD. Leandro da Silva disse que dezenas de milhares de utentes do consulado já usam esta modalidade.

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