Confiança dos consumidores em máximo de dois anos

No mês que termina esta semana, a confiança dos consumidores continuou a subir enquanto clima económico recuou, demonstram os últimos dados do INE.

Foto
Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre Dezembro e Abril, "situando-se acima da média histórica da série”. Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
01:11

O indicador de confiança dos consumidores continuou a aumentar em Abril, um mês após as eleições legislativas de 10 de Março, e atingiu o valor mais elevado desde Fevereiro de 2022, enquanto o indicador de clima económico inverteu a subida no mês anterior, divulgou esta segunda-feira, 29 de Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, publicados esta segunda-feira pelo INE, o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre Dezembro e Abril, “registando o valor mais elevado desde Fevereiro de 2022 e situando-se acima da média histórica da série”.

O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em Abril, depois de dois meses de recuo, enquanto o saldo das perspectivas relativas à evolução futura dos preços diminuiu “de forma ténue” no mês em análise, depois de um aumento expressivo em Janeiro.

Já o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, diminuiu em Abril, “contrariando o aumento registado no mês anterior”.

No mês em análise, os indicadores de confiança diminuíram na indústria transformadora e nos serviços e aumentaram no comércio e na construção e obras públicas.

Sugerir correcção
Comentar