China propõe seguros de créditos para impulsionar exportações na CPLP

Pequim propõe 20 medidas para cooperação económica com países de língua portuguesa. Portugal pede inclusão do país na isenção de vistos, dada em Março a outros países da UE.

Foto
Cerimónia de assinatura do plano de acção para a cooperação económica e comercial durante a 6.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, em Macau GON??ALO LOBO PINHEIRO / LUSA
Ouça este artigo
00:00
05:48

A China pôs em cima da mesa um pacote de 20 medidas de cooperação económica e comercial com os nove membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A proposta é válida para o triénio 2024-2027 e inclui a manutenção de um sistema de seguros de crédito à exportação (já lançado por Macau em 2019), com foco em sectores "prioritários", bem como apoio à entrada de produtos alimentares e agrícolas, reforço de ligações aéreas, criação de laboratórios científicos conjuntos e 3000 vagas para formação, além de bolsas de estudo na China e de outras medidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar