“Os EUA são hoje, tecnicamente, um país em pré-guerra civil”

Stephen Marche, autor de um livro com cenários hipotéticos sobre uma guerra civil nos EUA, diz que os problemas actuais existem desde a fundação do país e não desaparecem com uma troca de Presidentes.

Foto
Invasão do Capitólio por apoiantes de Donald Trump, a 6 de Janeiro de 2021 DR
Ouça este artigo
00:00
11:46

"Os Estados Unidos estão a chegar ao fim. Resta saber como", afirma o jornalista e escritor canadiano Stephen Marche na primeira linha do livro A Próxima Guerra Civil — Notícias da América do Futuro, editado este mês em Portugal pela Zigurate. A poucos dias da estreia de uma grande produção de Hollywood sobre o mesmo tema — Guerra Civil, do realizador Alex Garland, com Kirsten Dunst e Wagner Moura —, Merche diz ao PÚBLICO que a espiral de violência não é inevitável, mas é muito preocupante: de acordo com os modelos de análise sobre irrupção de violência armada, "os EUA são hoje, tecnicamente, um país em pré-guerra civil".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 48 comentários