PSP e GNR guardam 1,5 milhões de bens apreendidos. Há processos com mais de 30 anos

Inspecção-Geral da Administração Interna fez um levantamento da situação em que se encontram os bens apreendidos no âmbito de processos judiciais e guardados em instalações da PSP e da GNR.

Foto
Nicolau Botequilha
Ouça este artigo
00:00
07:16

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) guardam, nas suas instalações, mais de 1,5 milhões de bens apreendidos no âmbito de processos judiciais. Porém, mais de 485 mil bens já não estão em bom estado de conservação e deveriam ter como destino o lixo. As conclusões são da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), que fez um levantamento da situação em que se encontram os bens apreendidos e/ou declarados já perdidos a favor do Estado nas instalações da PSP e da GNR. O volume de bens apreendidos tem colocado dificuldades na gestão do espaço e a IGAI recomenda que numa mudança legislativa seja criado um procedimento obrigatório de revisão das medidas de apreensão, que não dependa de um pedido dos interessados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários