Barragem rebenta na região russa dos Urais e milhares de pessoas são retiradas de casa

Cerca de 10 mil pessoas podem vir a ser afectadas pelo caudal de água da represa.

Foto
Imagem de arquivo dos serviços de emergência russos Reuters/ANTON VAGANOV
Ouça este artigo
00:00
01:22

Uma barragem rebentou na cidade russa de Orsk, nos Montes Urais, esta sexta-feira, e está em curso uma evacuação, segundo os serviços de emergência locais.

A agência noticiosa estatal Tass citou o Ministério das Emergências, afirmando que cerca de 4.000 casas, que albergam 10.000 habitantes de uma zona suburbana de Orsk, com uma população total de cerca de 230.000 pessoas, poderiam ser inundadas em consequência da ruptura da barragem.

Os serviços de emergência locais afirmaram, em comunicado, que estavam a trabalhar para retirar os residentes e reforçar a barragem em Orsk, cidade que fica a cerca de 1.800 quilómetros a leste de Moscovo, junto à fronteira com o Cazaquistão. Os meios de comunicação russos informaram que as autoridades locais tinham criado seis pontos de evacuação para os residentes.

Imagens não verificadas que circulam na aplicação de mensagens Telegram parecem mostrar a água a jorrar através de uma ruptura na barragem.

O desastre acontece numa altura em que a Rússia enfrenta uma vaga de mau tempo. Foi declarado o estado de emergência na região de Orenburg, informou o Ministério das Emergências, acrescentando que foi prestado auxílio a 3.500 pessoas afectadas pelas inundações em todo o país nos últimos dias.

A região, que inclui Orsk, bem como outras províncias dos Urais e partes vizinhas do Cazaquistão, foram atingidas por inundações.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários