Migrações: “Falta estratégia” e “apoio”, dizem organizações. Santa Casa tem mais pedidos de ajuda

No terreno, recusa-se “alarme” num país com percentagens baixas de imigrantes e refugiados. Mas organizações queixam-se de falta de verbas e de orientações para desempenhar papel que cumpre ao Estado.

Foto
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa registou um aumento de cerca de 40% de atendimentos de cidadãos estrangeiros na sua unidade de emergência Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
11:16

Nos últimos meses têm vindo a ser noticiados casos de requerentes de asilo ou imigrantes económicos que ficaram sem apoios, dormindo na rua. Com a fusão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) em final de Outubro passado, houve mudanças na rede de centros de apoio aos imigrantes que não ficaram claras. Organizações não-governamentais e religiosas queixam-se de falta de orientação sobre para onde encaminhar quem as procura, já que elas próprias não têm meios para ajudar os migrantes depois de terem terminado protocolos com o Estado ou de financiamento europeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários