Como se marca um canto? A inteligência artificial também dá dicas no futebol

Trabalho juntou Google Deepmind e Liverpool FC para mostrar que é possível prever as melhores opções para executar cantos no futebol. Ainda assim, a tecnologia será mais útil no treino do que no jogo.

Foto
Os lances estudados, como os cantos, permitem aplicar jogadas ensaiadas nos treinos Liverpool FC
Ouça este artigo
00:00
06:33

Não faltam exemplos de como os lances estudados e trabalhados nos treinos podem ganhar jogos de futebol. Mas, como em quase tudo nos últimos anos, a inteligência artificial está a tentar melhorar a forma como as bolas paradas são executadas – e, para já, com algum sucesso. A Google Deepmind, departamento de inteligência artificial da Google, criou um sistema chamado TacticAI que consegue prever o resultado dos cantos: antevê quem será o receptor do cruzamento, se haverá remate à baliza e ainda faz recomendações para aumentar as probabilidades de remate.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários