Avaliação bancária das casas volta a subir e atinge 1560 euros por metro quadrado

A avaliação bancária subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu um novo máximo histórico, de acordo com os dados mais recentes do INE. Os preços subiram em todas as regiões.

Foto
Avaliação bancária subiu pelo terceiro mês consecutivo Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
02:11

O preço a que os bancos avaliam as casas para efeitos de concessão de crédito à habitação voltou a aumentar em Fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, atingindo um valor mediano de 1560 euros por metro quadrado.

Os dados foram divulgados, nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indica que, em Fevereiro, o valor mediano a que os bancos avaliam as casas aumentou em dez euros em relação ao mês anterior. Este é o terceiro aumento mensal consecutivo, depois de um breve período de dois meses, em Outubro e Novembro do ano passado, em que os valores caíram ligeiramente. A avaliação bancária volta, assim, a fixar-se num novo máximo histórico.

Para este aumento contribuíram tanto os apartamentos como as moradias. No primeiro caso, a avaliação bancária fixou-se num valor mediano de 1741 euros por metro quadrado em Fevereiro, número que corresponde a um aumento de 16 euros em relação ao mês anterior e de 79 euros face ao mesmo mês do ano passado por metro quadrado. Já nas moradias a avaliação bancária foi de 1230 euros por metro quadrado, uma subida mensal de oito euros e anual de 83 euros.

Ao mesmo tempo, todas as regiões contribuíram para este movimento, não se registando quebras de preços em qualquer uma. Em termos mensais, a Região Autónoma dos Açores foi aquela que apresentou o maior aumento, de 2,6%. Já em termos anuais, foi na Região Autónoma da Madeira que se verificou a maior subida, superior a 19%, muito acima do crescimento de 5,5% registado a nível nacional.

Na Grande Lisboa, a região mais cara do país, o preço mediano a que os bancos avaliaram as casas em Fevereiro aumentou para 2300 euros por metro quadrado, mais oito euros do que em Janeiro e mais 56 euros do que no mesmo mês do ano passado. O Algarve, a Madeira, a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral também continuaram a apresentar valores acima da mediana nacional.

Para apurar estes valores, foram consideradas 28.315 avaliações bancárias realizadas em Fevereiro, um aumento de quase 40% em relação ao ano passado, mas uma queda, tendo Janeiro como referência (foram feitas menos 582 avaliações).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários