Empresas adoptam regime híbrido de trabalho com incentivos à presença no escritório

O trabalho híbrido veio para ficar. Cientes dos desafios, as empresas estão a apostar em medidas que incentivam a ida ao escritório com espaços mais atractivos ou até com pequeno-almoço grátis.

Foto
Cerca de 321 mil pessoas combinavam trabalho presencial com trabalho remoto no final do ano passado, mais 20% do que em 2022 Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
06:39

Depois do “teletrabalho forçado” por causa da pandemia e da resistência inicial, os modelos híbridos estão a ganhar expressão em Portugal e dificilmente haverá retorno. É para aí que apontam as estatísticas mais recentes – que dão conta de um aumento de 20% do número de pessoas que combinam trabalho remoto com trabalho presencial –, tal como um inquérito feito pelo PÚBLICO a 12 grandes empresas nacionais e multinacionais que, na sua maioria, aplicam este modelo. Ainda assim, cientes dos desafios do trabalho remoto, algumas empresas estão a tomar medidas para incentivar a presença dos trabalhadores no escritório.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários