Guterres foi à fronteira com Gaza denunciar o “ultraje moral” do bloqueio à ajuda humanitária

Secretário-geral das Nações Unidas pediu a Israel um “compromisso irrevogável” para garantir o acesso ao enclave. Ministro israelita acusou a ONU de ser uma “organização anti-semita”.

Foto
António Guterres durante a visita à fronteira do Egipto com a Faixa de Gaza Mohamed Abd El Ghany/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
04:34

António Guterres foi este sábado à fronteira do Egipto com a Faixa de Gaza para ver com os seus próprios olhos a longa fila de camiões com ajuda humanitária que Israel insiste em não deixar entrar através do posto de Rafah,​ e, perante o cenário que encontrou, não poupou críticas ao Governo de Benjamin Netanyahu. “Isto é mais do que trágico. É um ultraje moral”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, para quem chegou a altura de Israel assumir um “compromisso irrevogável” que garanta o acesso humanitário sem restrições a toda a Faixa de Gaza.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários