Estrangeiros compram quase 30% das casas no Algarve

Em 2023, os estrangeiros compraram mais de 7% das casas vendidas em Portugal, mas há regiões onde o seu peso é significativamente mais expressivo, sobretudo no Algarve e na Madeira.

Foto
No ano passado, venderam-se mais de 11 mil casas no Algarve Duarte Drago
Ouça este artigo
00:00
05:08

Os compradores internacionais continuam a representar uma fatia pouco significativa do mercado imobiliário português, mas o seu peso sobre as transacções habitacionais é cada vez maior, sobretudo em algumas regiões. O Algarve é o caso mais paradigmático disso mesmo, com os estrangeiros a comprarem perto de 30% das casas e a responderem por quase 40% do montante total transaccionado nesta região. Já em Lisboa os estrangeiros ainda pesam pouco sobre o mercado imobiliário, mas são eles que, em parte, mais contribuem para a subida de preços, ao pagarem quase o dobro do que, em média, os nacionais pagam pelas casas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 41 comentários