Aos 80 anos, Luis continua a estudar — apesar de já ter dez licenciaturas

Luis Jiménez fez os dois primeiros cursos ao mesmo tempo. Depois disso, aventurou-se a estudar Filosofia, Letras, Ciências Empresariais e agora está a tirar Relações Internacionais em Madrid.

Foto
Luis Jiménez é o universitário mais velho de Espanha DR
Ouça este artigo
00:00
01:43

Nunca esteve indeciso sobre a área que queria seguir, só gosta de aprender coisas novas. Aos 80 anos, Luis Francisco Ponce de León Jiménez é o estudante universitário mais velho de Espanha — e continua a tirar cursos.

No currículo soma dez licenciaturas em áreas como Engenharia de Telecomunicações, Física, Estudos Orientais, Ciências Económicas e Empresariais, Filosofia e Letras. Neste momento, estuda Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Madrid.

Na quarta-feira, em entrevista ao canal de televisão espanhol Telemadrid, Luis disse que é feliz a estudar e que quando entrou na universidade pela primeira vez fez as licenciaturas de Engenharia e Física ao mesmo tempo.

“Terminei-as em 1968, no mesmo ano em que me casei”, afirmou. A data coincide também com o tempo da ditadura franquista, que vigorou neste país entre 1939 e 1975.

Além das dez licenciaturas, o universitário também recebeu várias distinções ao longo dos anos, incluindo a de melhor aluno, e passou o interesse pelos estudos aos filhos Mercedes e Luis, que é professor de Educação Musical na universidade onde o pai estuda.

Durante a entrevista ao mesmo canal, Luis disse que sempre gostou de ler e aprender sobre novas culturas, interesse que aproveitou quando trabalhou fora do país durante 40 anos na empresa de informática IBM.

“Já estive em todos os continentes, menos em África, infelizmente. Trabalhei em Londres, na Suécia e também passei quatro anos nos Estados Unidos, o que me permitiu conhecer [várias] cidades da Califórnia e Chicago."

E, no meio de tudo isto, completou, ainda arranjou tempo para aprender mandarim, japonês e árabe.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários