Fraudes e fundos europeus. Mais um dia normal na República

É verdade que nunca tivemos petróleo. Mas tivemos o ouro do Brasil no séc. XVIII, quando começámos a divergir acentuadamente dos outros países europeus. E agora temos o ouro de Bruxelas.

Ouça este artigo
00:00
03:23

Há vários anos que o académico Nuno Palma tem vindo a aplicar a tese da maldição dos recursos a Portugal, não só para averiguar as causas históricas do atraso do país, mas também para explicar os constrangimentos actuais ao seu desenvolvimento. O livro que publicou no final do ano passado – intitulado As Causas do Atraso Português – está a revelar-se um enorme sucesso editorial, o que é óptimo para a educação da pátria. Contudo, ainda há muito trabalho a fazer para que a ideia central de Nuno Palma entre na cabeça das pessoas, porque não é fácil convencer alguém que ganhar o Euromilhões à sexta-feira pode, de facto, ser uma péssima notícia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 62 comentários