Gidon Kremer: “Os compositores do passado, num dado momento, foram sempre contemporâneos”

O violionista está de regresso a Portugal para tocar Arvo Pärt e Astor Piazzolla, além de dois compositores bálticos menos conhecidos. Como sempre, acompanhado pela sua orquestra Kremerata Baltica.

cultura,ccb,nazismo,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Gidon Kremer: "Desejo não ser apenas um escravo do violino, mas partilhar as minhas experiências em diferentes meios artísticos ou através da literatura" angie kremer
cultura,ccb,nazismo,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
O violinista fundou a orquestra Kremerata Baltica em 1997 angie kremer
Ouça este artigo
00:00
08:29

Nascido em 1947, na Letónia, Gidon Kremer, filho e neto de violinistas de origem judia, recorda desde novo sentir-se “obrigado a fazer alguma coisa”, sentimento que associa à história trágica da sua família e com que justifica a sua frenética vida musical. O pai sobreviveu ao Holocausto escondido numa cave durante dois anos, mas perdeu a mulher, a filha e mais de 30 familiares no gueto de Riga, vítimas do nazismo. Kremer nasceria depois, filho único do posterior casamento do pai com uma alemã. Foi dele que recebeu as primeiras lições de violino.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários