Catarina Martins: “A direita ganhou” e a esquerda tem de fazer “todas as alianças”

A ex-coordenadora nacional do Bloco considera que o crescimento da extrema-direita “não é algo a que a esquerda não possa responder”, como mostram as experiências espanhola e francesa.

Foto
Catarina Martins é a cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
05:27

Catarina Martins, ex-líder do Bloco de Esquerda (BE), coloca de parte apoiar um governo do PS, mesmo que os socialistas tenham a maioria dos votos ou mandatos após a contagem nos círculos da emigração. "Não há nenhuma condição", diz, numa entrevista ao PÚBLICO, em que defende que a esquerda faça "todas as alianças" para combater a "extrema-direita". Essas alianças podem passar por uma moção de rejeição a um governo da AD, mas a dirigente bloquista deixa a decisão para quando o programa for conhecido, sugerindo que o PSD ainda pode "ir mais longe para conseguir votações cruzadas com o Chega".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários