Depois de mais de 80 anos acorrentada, a elefante Somboom foi finalmente libertada

Transportava madeira e turistas pelas ruas da Tailândia e dormia com as patas acorrentadas num recinto de cimento. Ao fim de 87 anos vive em liberdade num santuário de elefantes do país.

pet,p3,elefantes,animais,direitos-animais,asia,
Fotogaleria
pet,p3,elefantes,animais,direitos-animais,asia,
Fotogaleria
Elephant Nature Park
Ouça este artigo
00:00
02:03

Tem mais de 87 anos e viveu pelo menos 80 acorrentada e a servir de transporte de madeira e turistas pelas ruas da Tailândia. Em Janeiro deste ano, as viagens que Somboom fazia chegaram ao fim quando a fundação sem fins lucrativos Save Elephant ficou a conhecer a história do animal e decidiu resgatá-lo.

A 30 de Janeiro, Somboom foi libertada pelos funcionários da associação e levada para o santuário de animais Elephant Nature Park, no norte do país.

O santuário revela que a elefante foi, como muitos dos que vivem na Ásia, capturada quando ainda era uma cria para ser usada como animal de carga. “Os tornozelos dela nunca mais serão acorrentados”, lê-se.

O dia de trabalho era passado em pé e, à noite, dormia com os pés amarrados num piso de cimento. Nas imagens, captadas assim que Somboom chegou ao santuário, saltam à vista as marcas das costelas e das celas que carregava no dorso. A associação acrescenta que tem os olhos turvos e poucos dentes.

Foto
Somboom adormeceu assim que chegou ao santuário Elephant Nature Park

O Elephant Nature Park recorda que mais de 70% dos elefantes resgatados foram sujeitos às mesmas condições de vidade Somboom. A maioria tem dificuldade em confiar na equipa de tratadores e pode demorar semanas até se deitar para descansar.

Somboom, por outro lado, deitou-se num monte de areia que a equipa lhe havia preparado assim que chegou ao local e, lê-se no site, “adormeceu profundamente” enquanto os funcionários arranjavam um local mais confortável para dormir. Acordou uma hora depois, mas já não teve forças para se levantar sozinha.

Neste momento, o animal precisa de ajuda diária para estar de pé e tem de ser puxado por uma espécie de guindaste. Está a ser acompanhado, tem uma alimentação rica em nutrientes, passeia e brinca nos lamaçais do recinto. “Estamos entusiasmados para ver como progride”, declararam.

O Elephant Nature Park apresenta-se como o primeiro santuário ético de elefantes resgatados na Ásia e acolhe mais de 100 destes animais. Além de terem servido como transporte, foram utilizados em espectáculos de circo, sendo que muitos estão cegos e apresentam incapacidades físicas.

Sugerir correcção
Comentar