Aluimento de terras corta IC2 em Macinhata do Vouga, em Águeda

Estrada está cortada nos dois sentidos desde terça-feira à noite devido a um aluimento de terras, que não causou vítimas. Estrada deverá ficar interrompida “durante largos meses”, diz autarca.

Foto
O alerta para o deslizamento de terras no IC2 foi dado às 22h30 de terça-feira PAULO NOVAIS/LUSA
Ouça este artigo
00:00
02:01

O Itinerário Complementar 2 (IC2) está cortado nos dois sentidos desde terça-feira à noite junto a Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda, devido a um aluimento de terras, que não causou vítimas, disse fonte da protecção civil. "O deslizamento provocou o abatimento de grande parte da estrada, sem causar vítimas, levando ao seu corte total nos dois sentidos", adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Aveiro.

De acordo com a mesma fonte, "aquela zona ficou sem energia devido à queda de postes de electricidade". Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse que o alerta para uma queda de uma árvore, que ficou atravessada na estrada, na zona de Serém de Cima, foi dado cerca das 22h30.

"Quando a GNR chegou ao local a vedação da estrada ainda estava intacta", referiu o autarca, adiantando que a estrada terá começado a ruir depois disso, num percurso com cerca de 50 metros. "Estivemos a ver a estrada a desaparecer. Aquilo é uma coisa incrível e inimaginável, com uma dimensão incrível", disse Jorge Almeida.

O presidente da Câmara disse que, neste momento, a via encontra-se cortado ao trânsito, nos dois sentidos, estando o trânsito pesado a ser desviado desta percurso entre Águeda e Albergaria-a-Velha para "tentar criar o menor impacto ao trânsito de proximidade". "A alternativa para os automóveis ligeiros são as estradas municipais que passam pelo meio das povoações que são estreitas e com imensas curvas. Para o trânsito pesado isto é impensável", disse o autarca.

Jorge Almeida confirmou que o aluimento de terras causou também a queda de postes de electricidade, o que levou ao corte do abastecimento da energia eléctrica naquela zona, tendo o serviço sido reposto durante a madrugada.

Os técnicos da Infra-estruturas de Portugal já estiveram no local a observar a dimensão dos danos. "Isto vai obrigar a uma obra muito grande. Estimo que a estrada vai estar interrompida durante largos meses", disse Jorge Almeida.

O alerta para o deslizamento de terras foi dado às 22h36 de terça-feira.

Sugerir correcção
Comentar