Os Óscares na bilheteira ainda são o que eram?

Em Portugal, Pobres Criaturas, Anatomia de Uma Queda e Vidas Passadas são os “vencedores” comerciais das nomeações para os Óscares. Mas os principais favoritos pouco ou nada precisam dos prémios.

Foto
O favorito Oppenheimer, de Christopher Nolan, fez cá 560 mil espectadores, tornando-se o filme mais visto do cineasta britânico entre nós Sarah Meyssonnier/Reuters
Ouça este artigo
00:00
05:40

Domingo é a noite dos Óscares, os prémios da indústria cinematográfica americana que se tornaram, com os anos, um “árbitro” (muito subjectivo) da qualidade tal como definida por essa mesma indústria. E que se tornaram, ao longo dos anos, uma ferramenta de marketing, derivada da prática de “fazer campanha”, da importância dos mercados internacionais para a rendibilização de um filme e da centralização das decisões globais de estreias se foram impondo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar