Mulheres representam apenas um quarto dos comentadores políticos das televisões

Mulheres comentadoras são muito menos “conotadas politicamente do que homens”. Em todos os espaços de comentário televisivos apenas 24% são mulheres, menos do que em 2022, mas mais do que em 2016.

Foto
Nas televisões, existe um “desequilíbrio abissal” em termos de género, sendo que três quartos dos comentadores são homens SEBASTIAO ALMEIDA
Ouça este artigo
00:00
03:42

Os comentadores políticos nas televisões aumentaram 47% nos últimos oito anos, de 53 para 78, a maioria é de direita e apenas um quarto são mulheres, revela um estudo do MediaLab do ISCTE que foi divulgado na quinta-feira.

Em oito anos, registou-se “um maior predomínio de número de comentadores com posicionamento político à direita” nas televisões, passando de 22 em 2016 para 37 em 2023, concluiu o MediaLab, centro de investigação do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE-IUL) focado na comunicação em espaço público.

Em 2016, havia uma ligeira vantagem favorável aos comentadores fixos de esquerda (23 contra 22), mas em 2023 a tendência mudou e o predomínio é da direita (37 contra 25). Havia ainda oito comentadores com orientação política não identificável há oito anos e 16 no ano passado.

O estudo “Comentário Político nos Media 2023” conclui ainda que existe um “desequilíbrio abissal” em termos de género, sendo que três quartos dos comentadores são homens, realçando-se que “as mulheres comentadoras são muito menos conotadas politicamente do que os homens”.

Em todos os espaços de comentário televisivos apenas 24% são mulheres, menos do que em 2022 (28%), mas mais do que em 2016 (17%).

Os autores apontam como negativa a tendência para um aumento da associação entre jornalistas e comentadores o que “contribui para a confusão sobre o que é jornalismo factual e o que é comentário junto das audiências”.

Do estudo sobressai a conclusão de que “o aumento exponencial dos comentadores e dos espaços de comentário nos últimos anos em televisão” teve como consequência a “diminuição do espaço de informação factual no que toca, nomeadamente, aos canais noticiosos”.

Para os investigadores do MediaLab, a análise do comentário político nos meios de comunicação social é relevante porque “o comentário político, em todas as suas formas, é uma força vital na formação da opinião pública”.

A “elevada média de idades, acima dos 50 anos” é igualmente assinalada por promover “visões políticas que se afastam de facto das preocupações e linguagem de outras faixas etárias da população e potenciam um fosso geracional”, conduzindo a um “afastamento dos mais novos da política”.

O coordenador do MediaLab, Gustavo Cardoso, explica que o alinhamento partidário e político dos comentadores, incluindo jornalistas, que resulta da “informação publicamente disponível”, é determinado por factores como se assumiram posições públicas a favor de candidaturas, se são ou foram militantes de partidos e se foram membros do Governo, deputados.

Os investigadores assinalam que o número de comentadores conotados publicamente com partidos nas televisões não é exactamente proporcional ao número de votos em eleições, o que permite “uma maior visibilidade de visões políticas alternativas”.

Contudo – é afirmado – “considera-se negativo que essa distribuição de lugares de comentário por diferentes atores políticos não resulte num maior equilíbrio entre as forças partidárias, produzindo um acentuado desequilíbrio entre direita e esquerda”.

Se no parlamento PS e PSD representam 85% dos deputados, nos comentários significam 64% do total, concluindo o MediaLab que os partidos nas franjas, à direita e à esquerda, têm mais representatividade do que em São Bento.

Os canais em análise foram RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, SIC Notícias, CNN Portugal e CMTV. Em 2023, e quanto às televisões, a SIC Notícias foi o canal de notícias mais equilibrado quanto ao número de comentadores de esquerda e direita.

Este estudo, segundo o MediaLab, insere-se numa investigação centrada na informação com vista à compreensão do discurso político e do contributo que os espaços de opinião e comentário para a constituição de uma esfera pública.

Sugerir correcção
Comentar