No ensino superior público, só um quarto dos presidentes e reitores são mulheres

Há 40% de mulheres em cargos de gestão, com diferenças entre politécnicos e universidades públicas em que este valor é mais baixo. “Há alguns homens que ainda sentem que os direitos não são iguais.”

Foto
Maria José Fernandes é presidente do IPCA desde 2017 Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
06:14

Não é uma realidade desconhecida e expressa um desequilíbrio que tem tardado a ser corrigido: apesar de estarem em maior número no ensino superior como alunas e de estarem quase em paridade entre os docentes, as mulheres ainda enfrentam múltiplas dificuldades em chegar aos cargos dirigentes dentro de politécnicos e universidades. Há apenas oito mulheres (24%) à frente de 34 instituições públicas do sector. Nos lugares de direcção nas escolas e faculdades, são apenas cerca de 40%. E há diferenças assinaláveis entre politécnicos e universidades: nas segundas, a presença feminina nestes cargos ronda os 37,5%. Que salto falta dar?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários