Carreira e família. Teletrabalho pode pôr em causa avanços na igualdade de género

O teletrabalho não está a trazer um maior equilíbrio na divisão das tarefas domésticas. Há quem tema que regresso da mulher a casa agrave as desigualdades. Mas muitas defendem o modelo.

RG Rui Gaudêncio - 28 Fevereiro 2024 - Ana Isabel Guilherme fotografada em sua casa para trabalho sobre pessoas em teletrabalho. Queijas. Público
Fotogaleria
Ana Isabel Guilherme, 51 anos, é engenheira geógrafa e trabalha em regime híbrido Rui Gaudêncio
teletrabalho,aniversario,igualdade-genero,mulheres,igualdade,economia,
Fotogaleria
Daniela, 36, anos, é operadora num "call center" e estar em teletrabalho permite-lhe acompanhar os filhos de seis e sete anoss Ricardo Lopes
Ouça este artigo
00:00
09:05

Há um antes e um depois da pandemia para Daniela Lista, 36 anos, assistente num call center. Em 2021, quando o país entrou num novo confinamento e as escolas fecharam, passou um mau bocado. Em teletrabalho “forçado”, com os dois filhos pequenos em casa e o companheiro a trabalhar fora, vivia num permanente estado de stress: não conseguia dar resposta às dezenas de chamadas que lhe caíam no telefone, nem a atenção devida às crianças. Passados três anos, continua em teletrabalho, agora por escolha própria e porque lhe permite ter maior disponibilidade para acompanhar Francisco, de seis anos, e Inês, de sete.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários