Administração da Autoeuropa propõe aumentos salariais de 5% para 2024

Proposta d gestão visa “criar condições para um pré-acordo com a Comissão de Trabalhadores” da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela.

Foto
Grupo Volkswagen emprega 5000 trabalhadores na unidade industrial em Palmela Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
01:55

A Autoeuropa propôs esta sexta-feira à Comissão de Trabalhadores um aumento salarial de 5% para 2024, que considera ser uma proposta que "defende o poder de compra" dos 5000 funcionários da empresa e "garante a sustentabilidade da fábrica" de Palmela.

Segundo uma comunicação interna a que a agência Lusa teve acesso, a proposta visa "criar condições para um pré-acordo com a Comissão de Trabalhadores que seja capaz de manter a sustentabilidade da empresa e, simultaneamente, responder aos desafios da indústria automóvel europeia".

"Este aumento, com efeito nas tabelas salariais a partir de Janeiro do corrente ano, não só defende o poder de compra dos nossos 5000 colaboradores, como também valoriza o bom desempenho da organização em Portugal", refere a nota enviada aos trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal.

"A proposta mantém a oferta de uma majoração do prémio anual de objectivos até 50%, o que significa que cada colaborador poderá receber adicionalmente até um salário e meio em 2024", acrescenta o documento, adiantando que também estão previstas melhorias para os trabalhadores nas áreas da "saúde, transporte e apoios sociais".

Na comunicação interna, a administração da fábrica considera também que a proposta apresentada à Comissão de Trabalhadores "sustenta o modelo de trabalho actual, que contempla quatro equipas em regime de 19 turnos semanais, e que tem sido a base dos recentes sucessos da empresa".

A Volkswagen Autoeuropa salienta ainda que "tem em curso um dos maiores planos de investimento da sua história – que ascende a 600 milhões de euros – cujos principais focos serão o novo modelo [a produzir na fábrica de Palmela], a descarbonização do processo de produção em mais de 80% e a melhoria contínua das condições de trabalho dos colaboradores".

No ano passado, a Volkswagen Autoeuropa produziu 220.100 automóveis T-Roc, único modelo em produção na fábrica de Palmela. De acordo com o grupo alemão Volkswagen, o T-Roc foi o terceiro carro mais vendido na Europa em 2023.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários