Dois exemplos de quem não amua

Será das alianças entre movimento antirracista, imigrante, luta de classe e sindical, feminista, LGBTQIA+, ambiental e pela habitação que surgirão as alternativas políticas necessárias.

Ouça este artigo
00:00
03:10

O cenário político atual é doloroso, embora não seja surpresa. O racismo e a xenofobia têm sido cavalgados pelo Chega; a AD criminaliza a imigração; a representatividade étnico-racial e o combate ao racismo estão praticamente ausentes das propostas dos partidos de esquerda, à exceção do Bloco de Esquerda. Doloroso é também que a extrema-direita esteja a crescer nas sondagens eleitorais. Não foi por falta de aviso. A estratégia de “deixá-los a falar sozinhos” ou o entendimento acrítico sobre a “liberdade de expressão” (que levou o Tribunal Constitucional a autorizar um partido abertamente racista e xenófobo) estão a sair-nos caros. Mas não podemos, como diz e bem Luísa Semedo, dar-nos ao luxo do “amuo político” e temos alguns exemplos de quem faz continuar a luta. Destaco dois nestas últimas semanas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários