A ciência é invisível nos debates e imutável nos programas eleitorais

As palavras sobre ciência nos debates televisivos foram soltas e pouco demoradas. Nos programas dos partidos, as medidas repetem-se face a 2022. A ciência perdeu espaço e peso político?

Foto
Partidos propõem investir 3% do PIB português em ciência Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
10:28

Não houve cultura, nem política internacional e pouco se falou de educação. Aos debates eleitorais transmitidos pelos canais de televisão escapam sempre temas — em meia hora, não dá para tudo. A ciência será uma das maiores vítimas da curta selecção temática: ouvem-se algumas menções soltas e sobretudo representativas de um papel de muleta para justificar a economia ou a tecnologia. E mais? De ciência mais nada. “A comunidade política usa a ciência como flor de lapela, mas nem sequer lhe interessa a florista”, resume o físico Carlos Fiolhais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários