Açores. Três sismos sentidos na terça-feira na ilha Terceira

Sismo de 2,7 na escala de Richter foi registado pelas 22h57. Não causou danos e foi sentido com intensidade nas freguesias de São Bartolomeu de Regatos e Terra Chã, no concelho de Angra do Heroísmo.

Foto
Autoridade local diz que sismos se inserem "na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde Junho de 2022” Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
02:31

Um sismo com magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido na terça-feira na ilha Terceira, nos Açores, depois de terem sido registados dois abalos, um de magnitude 2,8 e outro de 2,5 no mesmo dia.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo de 2,7 na escala de Richter foi registado pelas 22h57 (23h57 em Portugal continental) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a Sul de Raminho (Terceira).

Este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de São Bartolomeu de Regatos e Terra Chã do concelho de Angra do Heroísmo.

Anteriormente tinha sido registado às 22h16 locais (23h16 no continente) um sismo de 2,8 na escala de Richter com epicentro a cerca de três quilómetros de Serreta, na ilha Terceira.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), este sismo foi sentido com intensidade máxima IV nas freguesias de Serreta, Raminho, Altares Doze Ribeiras e Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

O abalo foi ainda sentido com intensidade III/IV na freguesia de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória, ilha Terceira), e III na freguesia de Terra Chã (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira)”.

De acordo com o CIVISA, o evento “insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde Junho de 2022”.

Também na terça-feira, um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira.

Segundo o CIVISA, o abalo foi sentido às 16h39 locais e teve epicentro a cerca de três quilómetros norte-nordeste de Santa Bárbara, tendo sido sentido com intensidade máxima III/IV nas freguesias de Santa Bárbara e Doze Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Sugerir correcção
Comentar