Uma exposição para entrar “na terra estreita”, mas pujante, da Palestina

Com obras de artistas palestinianos que trabalham entre a fotografia, o texto, o vídeo ou a instalação, Terra Estreita chega este sábado ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Foto
A exposição teve como ponto de partida um poema do escritor palestiniano Mahmoud Darwish e foi pensada antes dos acontecimentos de 7 de Outubro Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
10:39

Johnny, radicado em Nova Iorque, filho de palestinianos expulsos da sua terra natal em 1948, pede a Emily Jacir para tirar fotografias à sua casa de família em Jerusalém e aos nomes das ruas. Pede-lhe também para entregar uma carta aos ocupantes israelitas. Mustafa, nascido e criado em Jerusalém, diz à artista para visitar algumas das famílias que perderam as suas casas em Rafah. Fala em limpeza étnica. Ibrahim, sediado em Nova Iorque, quer que ela encontre a casa da sua família em Jafa. “Como refugiado, tenho sido impedido de visitar o meu país pelos israelitas, que controlam todas as fronteiras, num desafio às resoluções das Nações Unidas.” O desejo de Mohannad, a viver em Riade, também filho de pais expulsos da Palestina em 1948, durante a chamada Nakba, é que a artista vá à praia de Haifa, respire fundo e acenda uma vela por todos aqueles que deram a vida pela Palestina.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários