Neandertais usavam cola para fazer ferramentas de pedra

Sabia que os primeiros humanos da nossa espécie em África utilizavam misturas adesivas para fazer ferramentas e agora surgiu mais uma prova de que os neandertais faziam o mesmo na Europa.

homo-sapiens,neandertais,ciencia,evolucao-humana,
Fotogaleria
Reconstituição de como uma ferramenta de pedra com um cabo seria manuseada pelos neandertais Daniela Greinert/Museu de Pré-história e História Antiga de Berlim
homo-sapiens,neandertais,ciencia,evolucao-humana,
Fotogaleria
Ilustração técnica de um dos artefactos de pedra dos neandertais: os vestígios de ocre e betume são bem visíveis Daniela Greinert/Museu de Pré-história e História Antiga de Berlim
Ouça este artigo
00:00
02:06

Os restos muito antigos de um adesivo complexo, um tipo de cola que os neandertais utilizavam para fazer ferramentas de pedra, foram descobertos na Europa por uma equipa de investigadores.

A descoberta, publicada na revista Science Advances, é mais uma prova de que estes parentes próximos dos humanos modernos eram mais avançados do que muitas vezes se pensa.

Os investigadores reexaminaram artefactos encontrados em França no início do século XX, num local conhecido como Le Moustier, e que não eram inspeccionados desde a década de 1960. As cinco ferramentas em questão, com mais de 40 mil anos, foram redescobertas recentemente, durante uma revisão do inventário do Museu de Pré-história e História Antiga de Berlim. O abrigo rochoso de Le Moustier tinha sido descoberto em 1908 pelo arqueólogo suíço Otto Hauser.

Foto
Imagem microscópica dos restos da mistura de betume e ocre nas ferramentas dos neandertais Ewa Dutkiewicz

“Os objectos foram embalados individualmente e não eram tocados desde a década de 1960. Como resultado, os restos de substâncias orgânicas ali presos ficaram muito bem preservados”, explicou a investigadora Ewa Dutkiewicz, uma das líderes da equipa, citada num comunicado sobre o trabalho.

Nas análises microscópicas e de composição químicas, os cientistas encontraram vestígios de ocre (argila) e betume, que juntos formam uma mistura pegajosa o suficiente para aderir em ferramentas de pedra, mas sem colar nas mãos, podendo ser usada como cabo. Já se sabia que os primeiros humanos modernos em África (a nossa própria espécie) utilizavam misturas adesivas para fazer ferramentas e agora surgiu mais uma prova de que os neandertais faziam o mesmo na Europa há muito tempo.

Foto
Ferramentas de pedra com os vestígios da mistura de ocre e betume Gunther Möller/Museu de Pré-história e História Antiga de Berlim

“O que o nosso estudo mostra é que os primeiros Homo sapiens em África e os neandertais na Europa tinham padrões de pensamento semelhantes”, realçou Patrick Schmidt, outro dos investigadores do estudo, que incluiu ainda especialistas das universidades de Nova Iorque, Tübingen e dos Museus Estatais de Berlim.

Patrick Schmidt destacou também a importância desta ideia para a compreensão da evolução humana. Materiais antigos como adesivos, que eram usados para colar partes de ferramentas, estão entre as melhores provas arqueológicas para compreender as capacidades cognitivas e a transmissão cultural dos primeiros humanos modernos e dos neandertais, realça-se, por sua vez, no comunicado.

Sugerir correcção
Comentar