Abusos aos filhos podem valer até 30 anos de prisão à influencer parental Ruby Franke

A norte-americana, em tempos estrela do YouTube, deverá ter conhecimento da sua sentença nesta terça-feira. O ex-marido apelou à sua prisão pela conduta “horrível e desumana”.

Foto
Jodi Hildebrandt e Ruby Franke declararam-se culpadas de quatro crimes de abuso agravado de menores DR
Ouça este artigo
00:00
05:24

A antiga influencer parental norte-americana Ruby Franke, que chegou a ter mais de dois milhões de seguidores no seu canal de YouTube, deverá receber a sua sentença nesta terça-feira, assim como a sua sócia, Jodi Hildebrandt — cada uma enfrenta uma pena que pode ir de quatro a 60 anos, correspondente aos quatro crimes de abuso de menores de que foram acusadas e aos quais se declararam como culpadas, mas o máximo de pena efectiva nunca ultrapassará os 30 anos.

Enquanto se aguarda o desfecho da história, o ex-marido de Ruby, Kevin Franke, veio a público, em vésperas de ser lida a sentença, a apelar a uma condenação inequívoca.

“Confiamos que o juiz as condene a penas de um a 15 anos por cada uma das quatro acusações, a serem executadas consecutivamente, e que depois deixe o Conselho de Indultos do Estado do Utah decidir se essas penas devem ser encurtadas ou se devem ser impostas outras condições", afirmou o advogado de Kevin Franke numa declaração remetida ao canal Law & Crime. E acrescentou: “O tratamento que estas crianças receberam às mãos daqueles em quem tinham o direito de confiar foi horrível e desumano, tanto a nível físico como psicológico.”

Os crimes de Franke e de Hildebrandt foram descobertos, em Agosto, quando o filho de 12 anos da influencer escapou da casa de Hildebrandt e bateu à porta de um vizinho a pedir ajuda. O menor, que pediu água e comida de imediato, apresentava sinais de maus-tratos. No hospital, foi diagnosticado com desnutrição e foram observadas lacerações profundas por ter sido amarrado com cordas.

As duas acabaram por chegar a um acordo, segundo o qual se declararam culpadas de quatro crimes de abuso agravado de crianças. O juiz John J. Walton aceitou o acordo de confissão, que descrevia novos pormenores sobre os maus-tratos infligidos aos menores, incluindo as alegações de que Franke e Hildebrandt se encontravam possuídas.

Foto
Fotografia da família Franke da época em que tinham o canal de YouTube 8 Passengers, lançado em 2015 DR

De influencer a abusadora

Ruby Franke tornou-se conhecida dos norte-americanos como influencer parental, tendo granjeado fama pelo facto de defender métodos severos para educar os filhos, os mesmos que aplicava à sua prole de seis: Shari, agora com 20 anos; Chad, 19; Abby, 16; Julie, 14; Russell, 12; e Eve, 9​. E alguns dos momentos partilhados despertaram suspeitas de que o rigor de Franke era, na verdade, uma forma de agressão.

As críticas choveram quando a mulher relatou o episódio em que foi contactada pela escola da filha de 6 anos que se esquecera do almoço. A mãe não só se recusou a levar a refeição esquecida como apelou à escola para não dar qualquer alimento à filha. “Esperemos que ninguém lhe dê comida e que ninguém se intrometa e lhe dê o almoço, porque assim ela não vai aprender.”

Na época, a atitude recebeu o apoio do marido, Kevin Franke, que explicaria noutro vídeo que a decisão ia no sentido de ensinar os filhos a serem responsáveis pelos seus actos, relatou a People.

Mas o momento em que a consciência colectiva despertou para o que se passava nos bastidores do canal 8 Passengers aconteceu quando um dos filhos comentou que perdera o direito a uma cama depois de ter pregado uma partida ao irmão. Para a mãe, que se ri da situação, era a consequência lógica para quem não sabia gerir um espaço comum. Mas quem estava do outro lado do ecrã ficou com uma ideia diferente, dando origem a uma petição que accionou os serviços de protecção de menores.

Ruby e Kevin Franke limitaram-se a dizer que os momentos tinham sido descontextualizados. “Uma pessoa sensata não teria visto aquele vídeo e pensado: ‘Ela é uma abusadora de crianças’”, comentou Ruby Franke. Mas não convenceu a maioria das pessoas do público, o que resultaria, primeiro, numa redução de conteúdos, e, por fim, na eliminação do canal.

Foto
Fotografia dos seis filhos de Kevin e Ruby Franke, publicada na conta de Instagram Moms of Truth, que reflectia a parceria entre Ruby e Jodi Nan Hildebrandt DR/Instagram

A parceria com Hildebrandt

A influenciadora não desistiu, porém, de mostrar ao mundo a sua maneira de criar seis filhos, tendo criado um novo canal, em Junho de 2022. E, desta feita, com o ConneXions, não estava sozinha; ao seu lado, estava a sua parceira de negócios, Jodi Nan Hildebrandt. Juntas criaram ainda uma conta no Instagram, Moms of Truth, na qual orientavam mães e pais sobre as melhores maneiras de educar e viver com filhos.

A 30 de Agosto, depois da chamada do vizinho de Jodi para o 911, as duas mulheres foram detidas e as descobertas da polícia revelaram um cenário difícil de compreender, como gaze médica “arrumada ao lado de pimenta-de-caiena e pasta de mel”. Nas buscas foram ainda apreendidos outros artigos, como duas tigelas com um líquido vermelho e colheres de metal, três cordas, duas algemas, documentos, post-its, diários, fita adesiva, película aderente, ligaduras, um caderno, smartphones e computadores portáteis.

As irmãs de Franke vieram a público declarar que não faziam ideia do que se passava no seio da família. Julie Deru, que tem um canal familiar chamado Deru Crew Vlog, e Bonnie Hoellein, também vlogger, publicaram vídeos nos seus respectivos canais, dizendo que não tinham contacto com a irmã há vários anos. Hoellein chamou ainda a atenção para a responsabilidade de Kevin, o pai dos seis filhos de Ruby. “A única pessoa que poderia ter feito algo dentro do seu direito legal era o Kevin.”

Kevin Franke negou, através do seu advogado, Randy Kester, citado pelo The Independent, que tenha desempenhado qualquer papel no abuso dos filhos. O homem, que, na altura das descobertas, já vivia separado da mulher e família há 13 meses, apontou o dedo à sócia de Ruby, considerando que Jodi Hildebrandt o manipulou e “destruiu a sua família”. Kester acrescentou: “Têm-nos chegado outras informações de que ela (Hildebrandt) fez isto a várias famílias. E só quando tudo isto veio a lume é que Kevin se apercebeu de que a sua família também tinha sido vítima de Jodi.”

Sugerir correcção
Comentar