Hezbollah diz que Israel pagará “com sangue” as mortes de civis no Líbano

Líder do movimento xiita apoiado pelo Irão promete vingança pelos ataques israelitas no Sul do Líbano.

Foto
Funeral de um comandante do Hezbollah, Ali Al Dibs, na cidade de Nabatiyeh, no Líbano EPA/WAEL HAMZEH
Ouça este artigo
00:00
02:11

O líder do Hezbollah prometeu esta sexta-feira que Israel pagará "com sangue" as mortes de civis ocorridas esta semana no Líbano, garantindo que os mísseis de precisão do grupo podem atingir todo o território de Israel.

“As nossas mulheres e as nossas crianças que foram mortas (…), o inimigo irá pagar o preço com o seu sangue”, declarou Sayyed Hassan Nasrallah, o líder do movimento xiita libanês apoiado pelo Irão num discurso transmitido pela televisão.

Nasrallah alertou que o Hezbollah “tem uma enorme quantidade de mísseis de precisão” que podem cobrir todo o território israelita, “de Kiryat Shmona (Norte) a Eilat (Sul)”.

As declarações do líder do Hezbollah foram feitas após os ataques israelitas de quarta-feira no Sul do Líbano, que provocaram pelo menos 15 mortos, dez civis e cinco combatentes do movimento xiita libanês.

Os ataques foram realizados em retaliação ao lançamento de rockets a partir do Líbano contra uma base militar no norte de Israel, que matou um soldado.

O grupo xiita libanês anunciou na noite de quinta-feira que disparou dezenas de rockets contra o Norte de Israel, como primeira resposta aos ataques israelitas.

A última quarta-feira foi o dia mais sangrento desde o início das hostilidades na fronteira entre o Hezbollah e o exército israelita, há mais de quatro meses.

“Acreditamos que o que aconteceu foi intencional”, disse Nasrallah sobre os civis mortos, afirmando que “o inimigo pretende pressionar a resistência” para que esta pare os combates.

“A resposta ao massacre deve ser a continuidade da resistência e na escalada” dos combates, disse.

Nasrallah alertou que o Hezbollah irá desta vez retaliar visando civis e não só "posições (...) ou equipamentos de espionagem", como tem feito até ao momento.

O Hezbollah abriu as hostilidades na fronteira israelo-libanesa para apoiar o seu aliado, o grupo islamita Hamas, na guerra contra Israel na Faixa de Gaza, que teve início com o ataque sem precedentes do movimento palestiniano no Sul do território israelita, a 7 de Outubro.

Nos últimos quatro meses, pelo menos 268 pessoas, a maioria combatentes do Hezbollah e de outros grupos aliados, mas também 40 civis, foram mortas no sul do Líbano, segundo um levantamento da agência de notícias AFP. Do lado israelita, dez soldados e seis civis foram mortos, segundo o exército.

Sugerir correcção
Comentar