Vamos ter mais três praias na costa (em Ovar) e mais três fluviais

Para além das costeiras, em Ovar, estão em vias de se tornarem oficiais as praias fluviais de Folques (Arganil), Oriol (Portel) e Barrinha de Mira (Praia de Mira).

aveiro,turismo,ambiente,litoral,praias,erosao,
Fotogaleria
Furadouro Sul CM Ovar
aveiro,turismo,ambiente,litoral,praias,erosao,
Fotogaleria
Praia Velha dos Pescadores de Esmoriz CM Ovar
aveiro,turismo,ambiente,litoral,praias,erosao,
Fotogaleria
Sta. Marinha CM Ovar
Ouça este artigo
00:00
02:26

Praia de Santa Marinha, Praia Velha dos Pescadores e Furadouro Sul. Tudo indica que a costa portuguesa irá ganhar três praias — só faltam algumas questões processuais — e todas elas se situam em Ovar, cujas praias oficiais há muito que não chegam para as encomendas.

Ao todo, serão seis as novas praias portuguesas que a partir da nova época balnear estarão disponíveis com assistência a banhistas, casas de banho, acessos e outros apoios, como avançou o JN esta quarta-feira e a Fugas confirmou, a partir da Proposta de Lista de Águas Balneares (costeira, de transição e interiores). A proposta esteve em procedimento de consulta pública pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) durante um mês (entre os dias 5 de Janeiro e 5 de Fevereiro), no âmbito da legislação em vigor.

Identificadas anualmente, desta vez deverão estar em funcionamento 506 praias com nadadores-salvadores entre Maio e Outubro, das quais 351 estão no Litoral e 155 no Interior.

Assim, na zona costeira são três as novidades e todas elas na zona de Ovar: Praia de Santa Marinha, Praia Velha dos Pescadores e Furadouro Sul. Situam-se no troço que vai de Ovar à Marinha Grande e acompanham o maior apetite dos banhistas por zonas que não eram tão habituais, ora pela tranquilidade destas praias em relação, por exemplo, à grande afluência da Praia de Esmoriz, ora pela erosão costeira em algumas zonas tradicionais em oposição à criação de outros pontos onde a areia se acumulou nas últimas décadas.

Folques CM Arganil
Barrinha da Praia de Mira CM Mira
Fotogaleria
Folques CM Arganil

Por parte da Câmara Municipal de Ovar, e segundo a Fugas conseguiu apurar, começou a crescer a preocupação nas questões de vigilância e de segurança dos banhistas, bem como na preservação da biodiversidade destas zonas, agora mais frequentadas. Mesmo sabendo que não são zonas oficiais, o município já tinha colocado nadadores-salvadores nas três praias, sendo este procedimento da APA um primeiro passo legal para oficializar as praias em questão e portanto para dar aos municípios meios para intervirem ao nível por exemplo das infra-estruturas.

Afastadas da costa, poderão ser oficializadas novas praias fluviais em Folques, a cerca de cinco quilómetros da vila de Arganil, Oriol (na barragem do Alvito, Portel) e na Barrinha da Praia de Mira.

Todas estas novas praias seis dependem ainda de parecer favorável das autoridades de saúde relativamente à qualidade de água, requisito essencial à sua integração na lista de praias com assistência a banhistas. Mais perto da época balnear será definido um plano de assistência a banhistas, com nadadores-salvadores, que terá de ser aprovado pela Autoridade Marítima Nacional.

Sugerir correcção
Comentar