Caretos de Podence com vinho e museu renovado para o Entrudo Chocalheiro

Os Caretos de Podence vão dar nome a um vinho que será lançado no primeiro dia do Entrudo Chocalheiro. Evento ficará marcado pela reabertura da Casa do Careto, já este sábado.

Foto
A Casa do Careto reabre este sábado, 10 de Fevereiro Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:27

Os Caretos de Podence vão dar nome a um vinho que será lançado no primeiro dia do Entrudo Chocalheiro e da reabertura do museu.

Esta é uma das novidades do Entrudo Chocalheiro, anunciou esta quarta-feira o presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence. O tradicional Carnaval da aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, decorrerá entre este sábado e a próxima terça-feira e ficará marcado pela reabertura da renovada Casa do Careto, museu inaugurado há 20 anos.

O vinho tinto é uma edição limitada, com 13.333 garrafas "Caretos de Podence", que vai ser vendido durante os quatro dias do evento.

Trata-se de "uma parceria com uma empresa ligada ao sector, transmontana, do concelho de Valpaços", no distrito de Vila Real, adiantou António Carneiro. O responsável referiu ainda que o museu reabre no sábado.

"[O museu] esteve fechado desde Novembro. Vamos reabrir no próximo sábado. Teve obras de adaptação, está com mais visibilidade, mais interactivo (...) Fica o convite para quem vier a Podence o ir visitar. Vão ficar surpreendidos", desafiou António Carneiro.

No ano passado, Podence, aldeia que durante o ano tem cerca de 200 habitantes, recebeu cerca de 60 mil pessoas durante os quatro dias da festa.

Para António Carneiro, o número de visitantes é sempre imprevisível, também dependente da meteorologia, mas as expectativas são boas.

"Aquilo que nos chega é que as unidades hoteleiras de Trás-os-Montes estão completamente lotadas. É um bom indicador, cada vez vem mais gente. Não só nacionais como estrangeiros, desde o Japão, os Estados Unidos e de toda a Europa", disse.

Para receber quem passar por Podence, na festa haverá 24 tabernas, muitas improvisadas para a ocasião em adegas típicas, e 70 expositores numa feira que acompanha o evento.

Os Correios de Portugal lançarão na terça-feira, dia 13 de Fevereiro e de Carnaval, uma série de três selos dedicados aos Caretos de Podence e que serão apresentados na aldeia.

A tradição — uma encenação pagã em que os protagonistas enchem de cor e folia as ruas da aldeia e em que os solteiros aceleram em direcção às mulheres nas tradicionais "chocalhadas" — é Património Cultural Imaterial da UNESCO desde Dezembro de 2019, mas esteve quase extinta, tendo vindo a ser revitalizada.

Segundo António Carneiro, há neste momento cerca de 100 fatos de Careto na localidade. "Cada vez há mais pessoas interessadas na tradição que hoje está viva e que é um orgulho para as gentes de Podence", rematou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários