Sem oposição e com a vitória no Karabakh como troféu, Aliyev vai continuar a ser o Presidente do Azerbaijão

Acusado de prender jornalistas, asfixiar a oposição e dar aval à “limpeza étnica” de arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, Aliyev deve vencer facilmente as presidenciais de quarta-feira.

Foto
Ilham Aliyev foi eleito Presidente do país do Cáucaso em 2003, sucedendo ao pai, e venceu todas as eleições desde essa altura com mais de 80% dos votos EPA/ROMAN ISMAYILOV
Ouça este artigo
00:00
06:15

Questionado em Janeiro, numa entrevista, sobre a decisão de ter antecipado para esta quarta-feira uma eleição presidencial que só estava prevista para Outubro de 2025, Ilham Aliyev deu três argumentos. Primeiro: a vitória militar do Azerbaijão sobre os separatistas arménios no Nagorno-Karabakh, no final do ano passado, lançou o país numa “nova era”. Segundo: é a primeira oportunidade que o enclave tem de participar nas eleições desde que o Azerbaijão declarou independência da União Soviética, em 1991. Terceiro: ele próprio celebrou, recentemente, 20 anos consecutivos na presidência, e uma ida a votos, defendeu, é um bom “resumo deste período cronológico”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar