A arte de fazer render (e crescer) o Chega

Em nome do combate à extrema-direita, a esquerda permite-se tudo, inclusive os mais básicos ataques à saúde das democracias.

Começo contando a minha experiência. Como toda a gente, indignei-me por vários atos e palavras tonitruantes de André Ventura ou dos seus colegas do Chega – e escrevi sobre isso. A adesão às ideias de extrema-direita preocupava-me, e preocupa-me, e também tentei perceber o fenómeno e quais as estratégias para o contrariar. E falei e escrevi sobre isso. Tinha sempre muitos aplausos, e cliques e elogios. Percebi que era muito fácil e recompensador esse caminho opinativo. Queremos audiências? Bate-se no Chega e em André Ventura. Há ainda outra facilidade: ambos nos dão recorrentemente motivo para indignação. Muitos colunistas e comentadores aproveitaram a facilidade e a recompensa garantida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 185 comentários