Funerária espanhola vendia cadáveres a universidades por 1200 euros

Suspeitos falsificavam documentos e vendiam cadáveres por 1200 euros a universidades em Valência. Cobravam depois pelas cremações, mas juntavam partes dos corpos vendidos aos caixões de terceiros.

Foto
Os agentes cobravam às universidades para, mais tarde, cremarem os corpos que tinham vendido Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
02:22

A polícia espanhola desarticulou em Valência uma rede que vendia cadáveres a universidades por 1200 euros. Os quatro suspeitos falsificavam documentos para retirarem os corpos de hospitais e lares, vendendo-os depois a universidades que os utilizavam em investigações científicas.

De acordo com o comunicado da Polícia Nacional, os quatro suspeitos — todos espanhóis, com 41 a 74 anos — vendiam os cadáveres de pessoas sem familiares ou amigos próximos, normalmente estrangeiras ou que vivessem em condições precárias. Dois deles eram os responsáveis pela agência funerária investigada e outros dois eram seus funcionários.

A investigação começou em 2023, quando as autoridades receberam uma denúncia sobre um corpo que alegadamente tinha sido retirada da morgue de um hospital com recurso a documentação falsa. Em vez de ter sido enterrado, num funeral pago pela câmara municipal, o cadáver foi vendido por 1200 euros a uma universidade para ser estudado.

Num outro caso, os agentes funerários retiraram o cadáver de um homem do lar onde veio a morrer. O homem teria assinado, três dias antes da morte, uma declaração que autorizaria a doação do seu corpo a uma faculdade para fins científicos. Mas a vítima tinha "um grave comprometimento cognitivo" que o impedia de tomar decisões na plenitude das suas faculdades.

Mais: além de a agência funerária ter vendido — e não doado — o cadáver, fê-lo a uma faculdade diferente da que constava nos documentos assinados pelo homem porque essa universidade aceitou pagar mais. O desvio terá sido conseguido porque os profissionais de saúde no lar assinaram, por engano, um documento que confirmava a mudança de destino.

O negócio não terminava com as entregas: os agentes cobravam às universidades para, mais tarde, cremarem os corpos que tinham vendido. Num dos casos, a agência cobrou mais de 5000 euros a uma universidade para cremar 11 cadáveres utilizados em estudos. Essas cremações não constam nos registos dos cemitérios, tendo sido efectuados clandestinamente.

Em alguns casos, quando os corpos eram dissecados e desmembrados durante os estudos nas universidades, as partes dos cadáveres eram distribuídas por caixões de outras pessoas antes de serem cremadas. A agência conseguia assim que as cremações não fossem anotadas e poupava nos custos das incinerações, que eram cobradas às universidades.

De acordo com a Polícia Nacional espanhola, estão em causa os crimes de fraude e falsificação de documentos.

Sugerir correcção
Comentar