Pai Paulino de volta a Lisboa

Olhei para o rosto da estátua e pareceu-me ver aquele meu antepassado com um sorriso meio jocoso, meio sereno, de quem não desconhece as contradições políticas lisboetas.

Ouça este artigo
00:00
03:51

Pela mão da associação Batoto Yetu Portugal (BYP), foram finalmente inauguradas a estátua de Pai Paulino, da autoria do escultor Frank Ntaluma, e 20 placas toponímicas afixadas em vários dos espaços significativos da história negra da cidade. O local escolhido para a colocação da estátua faz todo o sentido. O Largo de S. Domingos continua a ser ponto de encontro da população negra na cidade. Na era de Pai Paulino, importante defensor dos direitos dos negros, ali se juntavam caiadores negros e “irmãos” da Confraria da Nossa Sr.ª do Rosário dos Homens Pretos. Hoje, não só ali se reúnem muitas pessoas da Guiné-Bissau, Senegal e de outros países africanos, como também ali são realizadas várias manifestações antirracistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários