Sarampo em Lisboa. Podem surgir mais casos, mas “surto será sempre autolimitado”

A quebra nas taxas de vacinação em boa parte dos países europeus é a justificação mais plausível para o aumento dos casos de sarampo. Portugal mantém cobertura elevada de vacinação contra a infecção.

Foto
O vírus do sarampo é um dos mais transmissíveis que conhecemos ALISSA ECKERT
Ouça este artigo
00:00
07:12

Há um caso importado de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo: uma criança de 20 meses, que reside no Reino Unido e não estava vacinada, foi internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. A criança está estável e terá alta nos próximos dias, sem qualquer indício, até ao momento, de ter contagiado outras pessoas. É possível termos mais casos de sarampo? “É provável que possam ocorrer novos casos, porque o diagnóstico não foi tão precoce quanto gostaríamos”, diz Mário André Macedo. Ainda assim, “qualquer surto em Portugal será autolimitado”, acrescenta o enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica do Hospital Fernando Fonseca (na Amadora).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários