Operação Periquito: ASAE apreende 73 aves exóticas em Aljustrel

Aves foram apreendidas num valor estimado de 1700 euros. O espaço desmantelado pelos inspectores da ASAE operava sem licença.

Foto
Foram apreendidos periquitos em Aljustrel Atif Jan
Ouça este artigo
00:00
01:27

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 73 aves exóticas, num valor estimado de 1700 euros, e desmantelou um estabelecimento que comercializava espécies protegidas sem licença em Aljustrel, no distrito de Beja, na Operação Periquito.

Esta acção de fiscalização teve por objectivo encontrar violações ao comércio de espécimes protegidas pela Convenção CITES Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. A Operação Periquito foi desenvolvida na semana passada pela Unidade Regional do Sul Unidade Operacional de Évora da ASAE, e resultou na instauração de "um processo-crime por danos contra a natureza, por suspeita de venda ilegal de espécimes protegidas da fauna ou da flora selvagem sem o certificado CITES", diz um comunicado da ASAE.

O espaço desmantelado pelos inspectores da ASAE operava sem licença e funcionava "acoplado a um estabelecimento comercial, com acesso dissimulado, o que impedia uma entrada normal de clientes". Lá dentro desenrolava-se a venda ilícita de aves exóticas.

As 73 aves exóticas apreendidas incluem exemplares de periquitos-australianos (Melospssittacus undulatus), caturras (Nymphicus hollandicus) e papagaios (Psittacula krameri).

No comunicado, a ASAE prometeu dar continuidade a acções de fiscalização direccionadas ao tráfico de espécies protegidas pela Convenção CITES, de forma a "combater o comércio ilegal de vida selvagem e os crimes conexos praticados, especialmente sobre a fauna e flora".

Sugerir correcção
Comentar