TAP saiu do top 10 das companhias mais seguras do mundo: é agora 17.ª

No ranking anual da AirlineRatings, a TAP perde este ano o seu posto no top 10 mundial (era 6.ª em 2023) e deixou de ser a “mais segura da Europa”. Air New Zealand é a melhor do mundo, consideram.

Foto
A TAP era n.º6 a nível mundial em 2023 Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
02:30

A TAP continua entre as 25 companhias aéreas mais seguras do mundo no novo ranking da AirlineRatings.com, liderado pela Air New Zealand, mas este ano caiu para o 17.º lugar.

Num artigo publicado no seu site este mês, a organização, que atribui ratings às companhias aéreas, revelou que, para 2024, o seu top 25 inclui a TAP, mas a companhia perdeu o seu sexto lugar a nível mundial, que a colocava como a "mais segura" da Europa.

A descida na lista, porém, poderá ter mais a ver com a "elevada concorrência" em matéria de critérios de segurança: saliente-se que o top, habitualmente com 20 companhias, passou agora a 25, porque "as margens [de pontuações] entre as estas companhias era ínfima", segundo disse o editor da AirlineRatings, Geoffrey Thomas, à revista norte-americana Forbes.

No site, as quase quatro centenas de companhias em análise, têm a sua pontuação final resumida em estrelas: sete é o máximo e é esse valor que a TAP também consegue. Como exemplo das pequenas diferenças de pontuações globais entre as companhias nas listas, Thomas dá o exemplo da Qantas x Air New Zealand, "separadas por apenas 1,5 pontos", "extraordinariamente pouco", tendo em conta os vários critérios em jogo. No caso, a Qantas perdeu pela "idade da frota", enquanto a ANZ tem apostado "fortemente" na modernização e inovação.

A tabela mundial é assim liderada pela Air New Zealand, com a australiana Quantas (em primeiro em 2023) e a igualmente australiana Virgin a completarem o pódio.

Já a Finnair é a primeira companhia europeia (8.ª no mundo), seguida da SAS (a Scandinavian é a 11.ª) e a British Airways (15.ª), logo depois surgem a TAP Air Portugal (17.ª), Lufthansa/Swiss Group (18.ª) e da KLM (19.ª).

Criado em 2013, o AirlineRatings.com classifica a segurança e produtos a bordo de 385 companhias aéreas. A TAP tem surgido sempre muito bem classificada e entre os primeiros.

Para esta classificação, são considerados, entre outros critérios, os acidentes dos últimos cinco anos, incidentes graves nos últimos dois, auditorias das autoridades de aviação e governamentais, a idade das frotas e o treino das tripulações.

No segmento de baixo custo ("low-cost"), com uma classificação separada, a companhia aérea mais segura para 2024 é a Jetstar (Austrália, do grupo da Qantas), entre 20 avaliadas, seguindo-se a easyJet, Ryanair, Wizz e Norwegian.

Sugerir correcção
Comentar