Aveiro: nascido no seio da discórdia, o novo Rossio está pronto para ser inaugurado

Parque de estacionamento subterrâneo, que sempre foi a componente mais polémica do projecto, só entrará em funcionamento a 1 de Fevereiro.

Foto
Além da zona verde, o “novo” Rossio contempla também um pavilhão de madeira e vidro destinado ao funcionamento de uma casa de chá Nelson Garrido

Ainda se vêem e ouvem máquinas a trabalhar, de volta de algumas “situações de pormenor”, conforme havia anunciado a autarquia, mas tudo o resto parece estar já a postos para o “cortar da fita” deste domingo. Ao olhar para aquele largo todo arranjado, com o empedrado impecavelmente alinhado e a relva acabada de colocar, ninguém diria que aquela obra foi das mais polémicas que Aveiro alguma vez viu nascer. Manifestações, processos judiciais e petições públicas, marcaram a história da requalificação do Rossio, uma zona virada para a ria que acaba de receber um investimento na ordem dos 13 milhões de euros. Agora, é tempo de fazer a festa e devolver o espaço aos cidadãos – depois de mais de um ano de obras -, mas ainda há quem teime em levantar a voz contra o projecto que também envolveu a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários