Cancro: regras de atestados multiúsos fixadas pela pandemia foram prolongadas

Novo regime transitório mantém a emissão pelo hospital em que o doente oncológico é diagnosticado. Cidadãos com deficiência mantêm benefícios para lá do prazo do atestado, até nova reavaliação médica.

Foto
Atestados continuam a ser passados por hospitais, nos casos dos doentes oncológicos recém-diagnosticados Daniel Rocha (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
06:10

O atraso na marcação de juntas médicas, para efeito de reavaliação da incapacidade definida pelos atestados médicos de incapacidade multiúsos dos cidadãos com deficiência, não poderá ser razão para a suspensão dos benefícios fiscais concedidos por aquele documento. Isso mesmo está definido na primeira lei deste ano de 2024, publicada nesta quinta-feira, em Diário da República, e que define o regime transitório de emissão de atestado médico de incapacidade multiúso para doentes oncológicos e pessoas com deficiência. Na prática, a lei prorroga regras já em vigor, por causa da pandemia, e que em breve perderiam validade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar