A pandemia rompeu com a rotina para tornar as gripes um problema também de Verão

O aumento dos vírus respiratórios no Verão do ano passado, por exemplo, é uma consequência das mudanças no nosso comportamento durante a pandemia, sublinha um novo estudo português.

Foto
A pandemia da covid-19 desalinhou o calendário dos vírus respiratórios NIAID
Ouça este artigo
00:00
05:32

As gripes e constipações têm surgido cada vez mais fora de época. O Verão e o Outono de 2022 foram um exemplo disso, com o aumento das infecções com o vírus sincicial respiratório (VSR) na América do Norte e na Europa ou com um início precoce da época dos influenza, que desencadeou gripes mais cedo do que o previsto. A culpa poderá ser da pandemia. Desde 2020, as dinâmicas destes vírus respiratórios podem ser mais bem explicadas pela alteração à nossa rotina, com mudanças na nossa mobilidade por causa do teletrabalho ou do confinamento, por exemplo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar