Risco clínico das populações vai pesar no financiamento do SNS em 2024

As novas unidades locais de saúde vão ser financiadas de acordo com o risco clínico das pessoas a que dão resposta já a partir de Janeiro.

Foto
Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, garante que nova metodologia permitirá gerir os recursos do SNS de forma mais eficiente Nuno Ferreira Santos (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
05:09

As novas ferramentas que vão permitir antecipar as necessidades em saúde dos portugueses e intervir precocemente, de forma a evitar que adoeçam ou descompensem de patologias crónicas, apostando na prevenção, já estão disponíveis. A população passará a estar estratificada pelo seu risco clínico e o financiamento das 39 unidades locais de saúde (ULS) — que agregam hospitais e centros de saúde e constituem o novo modelo de organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a partir de Janeiro de 2024 — já vai ter em conta a carga de doença das pessoas a que dão resposta, adianta o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários