Vão chover castanhas! Aldeia Viçosa volta ao Magusto da Velha, velho de quatro séculos

A tradição secular, celebrada depois do Natal, é considerada única no país e no mundo. Lançam-se castanhas do cimo da torre da igreja de Aldeia Viçosa, na Guarda, há mais de quatro séculos.

Foto
Uma tradição secular de Aldeia Viçosa, na Guarda dr
Ouça este artigo
00:00
02:31

A freguesia de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, celebra o Magusto da Velha no dia seguinte ao Natal, cumprindo a tradição secular de lançar castanhas do cimo da torre da igreja.

A tradição teve origem numa doação feita por uma mulher, cujo nome se desconhece, para que os habitantes daquela localidade pudessem comer castanhas e beber vinho uma vez por ano.

A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa destaca que o evento celebra a solidariedade que “uma velha muito abastada manifestou com o seu povo, na altura chamada Aldeia de Porco, lavrando um testamento no qual se deveriam dar castanhas e vinho ao povo, todos os anos, provenientes da sua propriedade, a Quinta do Lagar de Azeite, em troca de um padre-nosso pela sua alma”.

“No dia 26, vamos ter aquilo a que o testamento nos obriga que são as castanhas e o vinho para distribuir pelo povo como forma de reproduzir o gesto benemérito e solidário da velha. Em troca, o povo vai rezar o padre-nosso pela alma da velha, que tem sido substituído pela missa”, salientou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, Luís Prata.

Foto
dr

Este ano, serão distribuídos 200 quilogramas de castanhas, 50 litros de vinho e dez litros de jeropiga. Haverá ainda rebuçados para as crianças, torradas com azeite de Aldeia Viçosa e no final do evento será servida uma sopa de castanhas.

Luís Prata realçou que todos os anos se aumenta a quantidade de castanhas distribuídas, até porque o evento atrai cada vez mais visitantes e turistas.

O autarca destacou um grupo organizado de turismo sénior do Inatel que veio a primeira vez, gostou e vai repetir a visita. A junta irá recebê-los com uma apresentação da história da freguesia e envolvê-los depois na dinâmica do Magusto da Velha.

Foto
dr

O programa do Magusto da Velha agendado para terça-feira inicia-se pelas 14h30 e inclui uma missa pela alma da velha, a dramatização do testamento pelo grupo Hereditas, o cortejo da velha e a distribuição das castanhas e do vinho.

Haverá um mercadinho com produtos regionais e artesanato, animação e será servida a sopa de castanhas.

A tradição secular do Magusto da Velha é considerada única no país e no mundo, e a Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa pretende candidatar a iniciativa a Património Imaterial da Cultura Nacional, estando neste momento à procura de evidências para caminhar de forma mais sólida.

Foto
dr

Temos um historiador que continua a trabalhar, de forma a arranjar argumentos e evidências deste evento que é secular, ainda que o mistério também faça parte desta tradição, explicou o autarca.

Luís Prata revelou que se pensava que este evento seria do final do século XVI ou início do século XVII, mas o historiador já descobriu pistas de que poderá ser muito anterior a essa data.

Sugerir correcção
Comentar