Texas reclama controlo da fronteira com o México e enfrenta Governo federal dos EUA

Nova lei autoriza a polícia estadual a exigir identificação e a deter pessoas “suspeitas” de terem entrado no Texas sem documentos. Controlo das fronteiras é competência exclusiva de Washington.

Foto
Cidadãos do Haiti tentam atravessar a fronteira entre o México e os EUA através do Rio Bravo (Rio Grande nos EUA) EPA/Miguel Sierra
Ouça este artigo
00:00
05:23

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, promulgou uma proposta de lei estadual que criminaliza a entrada de migrantes sem documentos através da fronteira com o México, uma classificação que inclui potenciais refugiados com direito a asilo. A nova lei, que também autoriza a polícia do Texas a exigir documentos de imigração a qualquer pessoa, bem como a fazer detenções por imigração ilegal, é um desafio à autoridade do Governo central norte-americano para fiscalizar em exclusivo as entradas nas fronteiras do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários