Henrique Raposo confronta-nos com a vida dos subúrbios

No seu romance de estreia, As Três Mortes de Lucas Andrade, Henrique Raposo leva-nos à realidade da periferia, quando Lisboa se alargava.

Foto
Henrique Raposo estreia-se no romance com As Três Mortes de Lucas Andrade dr
Ouça este artigo
00:00
03:57

As Três Mortes de Lucas Andrade é a estreia de Henrique Raposo (n. 1980) no romance. Em tom de brincadeira sou tentado a escrever que, contudo, não é a sua estreia na “ficção” — que essa aconteceu com a publicação, em 2016, de um polémico livrinho na Colecção Retratos, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Alentejo Prometido, em que o colunista se propunha fazer um retrato de uma região e de um modo de ser, mas acabou por fazer apenas um retrato da sua própria família, generalizando para a região em modo bastante “ficcional”. Mas este romance agora publicado é outra coisa e tem, obviamente, outra legitimidade e outro fôlego narrativo — e que fôlego! Mas já lá vamos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários