Kissinger e a realpolitik
É altura de voltar a olhar para a realpolitik na lógica das suas origens e não como mero rótulo negativo de uma política internacional à maneira de Kissinger nos anos 1970 e outras similares.
1. Há um velho debate na política internacional que emerge ciclicamente. Fundamentalmente, opõe os que vêem a política internacional como devendo estar impregnada de elevados valores e princípios, sejam morais, ideológicos ou jurídicos, àqueles que vêem a política internacional como uma área em que prevalecem os interesses e o poder afastados de considerações morais, ideológicas e jurídicas. Esta última visão é usualmente designada por realpolitik. Com a morte do centenário político norte-americano Henry Kissinger, a controvérsia voltou a surgir em força no debate público.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.