Vírus sincicial respiratório levou ao internamento de 145 bebés desde Outubro

Internamento de bébes ocorreu entre 2 de outubro e 10 de Dezembro, segundo o boletim epidemiológico do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge.

Foto
O vírus sinicial respiratório tem manifestações clínicas mais exuberantes nas crianças Manuel Roberto (arquivo)

A infecção pelo vírus sincicial respiratório obrigou ao internamento de 145 crianças até aos dois anos, entre 2 de Outubro e 10 de Dezembro, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).

"Cerca de 47% dos casos tinham menos de três meses de idade, 16% eram bebés pré-termo e 3% tiveram necessidade de ventilação ou foram internados em Unidade de Cuidados Intensivos", de acordo com os dados reportados pelos hospitais que integram a rede de vigilância.

Nas duas últimas semanas, o número de novos internamentos por infecção pelo vírus sincicial respiratório (RSV) "parece apresentar uma tendência estável", escreve o Insa no boletim de vigilância epidemiológica, para ressalvar que "no entanto, esta tendência tem de ser interpretada com cautela dados possíveis atrasos na notificação".

Na época 2023/2024, com início na semana de 2 a 8 de Outubro, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios notificaram 23.441 casos de infecção respiratória e foram identificados 1569 casos de gripe na população.

Na semana de 4 a 9 de Dezembro, foram identificados 437 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 369 do tipo A e 12 do tipo B. Desde 2 de Outubro, foram detectados 38 casos de co-infecção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a covid-19.

"Nesta época, foram identificados outros agentes respiratórios em 4536 casos" e na semana passada foram identificados outros agentes respiratórios em 639 casos, sendo o vírus sincicial respiratório o mais frequentemente detectado", acrescenta o INSA, segundo o qual, desde o início da época, foram reportados 13 casos de gripe pelas unidades de cuidados intensivos que colaboram na vigilância, tendo sido identificado o vírus Influenza A em nove casos, adianta o Insa, precisando que cinco doentes tinham 65 ou mais anos, cinco doentes tinham entre 55 e 64, dois entre 45 e 54 e um entre 25 e 34 anos.

Do total de casos, 12 têm doença crónica subjacente, com recomendação para vacinação contra a gripe sazonal, três dos quais estavam vacinados e sendo desconhecido o estado vacinal em quatro casos.

Sugerir correcção
Comentar