LBX, o mais pequeno SUV da Lexus chega com ambições de gigante

SUV compacto quer dar resposta a jovens que privilegiam o estilo e a imagem, sem limitações de orçamento para optarem por um premium.

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A máxima de “quanto maior, melhor” parece ter os dias contados e a Lexus, mais conhecida por apostas em automóveis de grandes dimensões, acha que no segmento dos compactos há lugar para um carro premium, de acabamentos de qualidade. Assim nasceu o LBX, acrónimo para Lexus Breakthrough Crossover, assente na plataforma do Toyota Yaris e Yaris Cross, a GA-B, que foi ligeiramente alterada para corresponder a patamares mais exigentes. “O nosso objectivo era desafiar o conceito convencional de um automóvel de luxo”, confirmou o engenheiro-chefe Kunihiko Endoh.

Para tal, explicou Endoh, a equipa procurou desenvolver “uma experiência de condução que permita um diálogo natural entre o condutor e o seu veículo e um design que tenha uma presença refinada”.

Mas não só. O LBX também quer ser diferente e rompe com a restante gama da Lexus logo pelo design frontal, apresentando uma nova interpretação da grelha fusiforme da marca, o que faz com que, apesar das dimensões compactas (4190mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1545 mm de altura), a sua postura seja “musculada e poderosa”. E reclama uma habitabilidade aceitável, além de espaço para carga adequado ao segmento: a mala arruma até 332 litros.

No interior, diz a marca, o foco concentrou-se em criar um cockpit focado no condutor, respeitando o conceito “tazuna”, que pode ser traduzido por “rédeas de um cavalo”. Ou seja, a ideia é de que o condutor deve poder controlar o automóvel da mesma forma que um cavaleiro comanda o seu cavalo, tendo os controlos e as fontes de informação dispostos de forma que apenas sejam necessários pequenos movimentos da mão e do olhar para a operação. Tudo para que não haja lugar a distracções.

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Paralelamente, o ambiente do habitáculo é requintado, havendo um painel de instrumentos específico da Lexus, a partir de sete polegadas (mas que pode crescer até às de 12,3”), bem como um ecrã central de infoentretenimento táctil, com 9,8 polegadas. A integração do smartphone faz-se através de ligações Apple CarPlay (sem fios ou por cabo) ou Android Auto (apenas por cabo), sendo possível recorrer a uma aplicação específica para usar o telemóvel como chave digital (que pode ser partilhada).

O Lexus LBX já está disponível para encomendas, desde 34.950€. No entanto, a versão deste valor, de entrada de gama, com jantes 17”, bancos em tecido, volante e alavanca de velocidades em pele, painel de instrumentos de 7”, ecrã multimédia de 9,8”, sistema navegação e câmara auxiliar de estacionamento, só chegará a partir de Junho.

Antes, em Março, começam a chegar as versões mais equipadas. A Elegant, a partir de 38.500€, apresenta jantes de 18”, sensor de chuva, espelho e bancos aquecidos e pack comfort (entrada sem chave, carregador wireless, espelhos exteriores rebatíveis electricamente), enquanto a Emotion (desde 41.500€) soma ao equipamento jantes maquinadas de 18”, vidros escurecidos e pack tech (bagageira com abertura eléctrica, painel instrumentos de 12,3” e monitorização da atenção do condutor). A Relax (44.000€) traz o banco do condutor com ajuste eléctrico, volante e alavanca em pele, patilhas no volante e pack premium (faróis high LED, com assistência em curva, e faróis nevoeiro dianteiros, além de volante aquecido).

O topo de gama Cool (44.350€) acrescenta jantes maquinadas, vidros escurecidos, bancos em pele e alcantara, que, por mais 3150€, pode incluir pack advanced, com estacionamento remoto, head-up display, comandos tácteis no volante e sistema áudio Mark Levinson.

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